Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Bucolismo


Bucolismo remete o pensamento literário iniciado na Europa, por volta do século XVII, sendo característica do Arcadismo. Essa escola defendia o ideal de vida simples por meio da descrição das zonas rurais. No Brasil, o Arcadismo também teve seu momento, que foi em meados do século XVIII com a mesma finalidade, com autores como Cláudio Manuel da Costa e Basílio da Gama.
O fato é que o pensamento surge quando o homem deixa de apreciar a vida citadina. Se fizermos analogia com a atualidade, temos que a rotina, a pressão e, às vezes, a solidão podem revirar o pensamento às lembranças da infância, quando esta se deu num local rural, onde crianças corriam na rua, soltava-se pipa nos campos, e dormia-se com a porta aberta. Tais momentos eu vivi com minha família onde saíamos e conversávamos sobre assuntos que não faziam sentido.
Recentemente eu tive o mesmo gosto, que talvez tenha sido catalisado por causa do momento, que é propício a aceitar que meu passado seja o futuro novamente, mas com pessoas diferentes, mas nem por isso menos importantes. Então, o desejo pelo retorno da “minha vida bucólica” é uma verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário